04/07/2011

Jala Neti

É um dos seis processos de purificação ou de limpeza do organismo, conhecidos como Kryãs ou Sat Karma (Sat=seis Karma=ação). São técnicas de limpeza que preparam o corpo para a prática do Yoga.

Basti - Limpeza do intestino grosso;
Nauli - Manipulação dos músculos abdominais;
Dhauti - Purificação da mucosa digestiva;
Trataka - Fixação ocular
Kapala-bhati - Crânio brilhante
Neti - Limpeza das fossas nasais


_______________________________________



Ganhei de presente um lota, e criei coragem. Deve ser feito de manha, nunca antes de dormir.
E depois de fazer tem que assoar muito o nariz, pra secar bem.
Minha respiração melhorou muito! A rinite que me acompanha a vida inteira deu uma folga, e mesmo com esse frio que anda fazendo (temperatura média de 10 graus) continuo respirando, sem nariz trancado, sem coriza, sem nada.
Lota
O jala neti é feito com água pura levemente salgada. Uma colher de café rasa basta para um lota cheio (aproximadamente 400ml). Deve-se evitar água da torneira por causa do cloro, que pode irritar bastante as fossas nasais; prefira água mineral. A água deve ser aquecida até estar morna, quase quente, mas numa temperatura confortável ao contato com a pele, quando conseguir colocar o dedo, e suportar o calor, está bom. Mistura-se uma colher de café mais ou menos de sal de cozinha, até a dissolução completa. O próximo passo é realizar o kriya propriamente dito.
O jala neti é realizado inserindo o bico do lota numa das narinas, abaixando e inclinando a cabeça de modo que a água escorra naturalmente, entrando por uma narina e saindo pela outra. Durante o processo a respiração é feita pela boca; nenhum esforço é necessário para que a água flua e realize a limpeza. Não deixe que o ouvido fique mais baixo que o nariz.
Fiz durante alguns segundos na narina direita, depois na esquerda. Não fiz um lota cheio, mas é um questão de prática.
A sensação da água entrando é bem estranha no início, é preciso se concentrar para respirar pelo nariz, mas mantendo a calma, respirando devagar, a água sai pela outra narina tranquilamente.
Um leve sensação de afogamento, e um ardencia no olho pode acontecer. 
Depois de fazer a prática, assoei o nariz, e abaixei o tronco para a frente algumas vezes, as pernas afastadas, tocando um pé de cada vez. Como aqueles exercícios de colégio. Assoei novamente, só por garantia. Recomendo.
Algumas pessoas recomendam fazer o jala neti todos os dias. Outras pessoas, apenas uma vez por semana. Há quem recomende o jala neti duas vezes ao dia, em casos de rinite ou gripe forte. Na dúvida sobre como proceder, é bom seguir o bom senso e manter-se atento ao que o corpo diz. 


Fonte: 

Rocha, Cristian. Minha experiência com o lota. Disponível em:<http://christianrocha.wordpress.com>. Acesso em 05 jul. 2011. 

LIMPEZA DAS NARINAS - JALA NETI. Disponível em:<http://www.arunayoga.com.br>. Acesso em 05 jul. 2011.


 

 

Nenhum comentário: