14/10/2011

Japamala


Málá, em sânscrito, significa guirlanda, colar, terço ou simplesmente um "cordão de contas". Japa significa repetição, portanto japamálá é uma forma de colar com 108 contas que é utilizado principalmente para a prática de repetição de mantras.

Japa=repetição, Mala=cordão ou colar

O mais tradicional é que o málá possua 108 contas, mas existem málás com 54 ou 27 contas, ou seja, metade ou um terço de 108. É um instrumento muito pessoal, toda a energia do mantra acaba se armazenando no málá. Essa energia armazenada faz com que a cada prática, a mente do sádhaka (praticante) se aproxime cada vez mais do estado de meditação. 
O verdadeiro autoconhecimento só acontecerá se a meditação for realmente vivenciada, pois este é o caminho para a auto-realização. Além de todas as energias intrínsecas dos mantras que permanecem no málá, a própria energia do sádhaka e do sádhana (prática) permanecem presentes no japamala.
O Mala ou Japamala é feito de sementes (rudráksha, sândalo ou tulasi) e é utilizado para marcar o ritmo e o número das repetições de mantras.   



Nenhum comentário: